O vírus da Zika já foi detectado em 61 países, a maioria deles nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que em fevereiro declarou a epidemia uma emergência internacional e reiterou o status no último dia 2 de setembro.
Cada vez está sendo comprovada a relação de causalidade entre o vírus da Zika e a microcefalia em recém-nascidos.
Em abril, a agência de saúde do governo dos Estados Unidos (CDC) anunciou a comprovação de que o vírus da Zika causa microcefalia e outras graves más-formações em bebês em estudo publicado no New England Journal of Medicine, que analisou diversas pesquisas sobre o tema.
Esta semana, foi divulgado através do site BBC Brasil, resultados preliminares de um inédito estudo da revista The Lancet. Os cientistas analisaram o nascimento de crianças com microcefalia em oito hospitais públicos de Pernambuco, um dos Estados brasileiros mais afetados pelo surto da doença, e compararam com bebês cuja circunferência craniana estava dentro dos padrões.
Uma das principais considerações foi que 40% bebês nascidos com microcefalia apresentaram o vírus no sangue ou no fluido cérebro-espinhal, ao passo que nenhum dos bebês do grupo de controle apresentou infecção. Além disso, das tomografias computadorizadas feitas em 27 bebês com microcefalia, apenas 7 foi possível identificar anomalias cerebrais. Isso é dado pela grande diversidade de casos, e a verificação disso dependerá de um acompanhamento (por estudos posteriores) do desenvolvimento cognitivo desses bebês.
Já se sabe a importância da estimulação precoce nos bebês com microcefalia, uma vez que apresentam um comprometimento neuropsicomotor importante. Profissionais da saúde como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos entre outros, são responsáveis por estimular adequadamente estes bebês, ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem na sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo.
Tire suas duvidas com um de nossos fisioterapeutas especialistas em Neurologia!
Tel: (11) 2695-4132/ (11) 2307-1126 Whats App: (11) 97679-4420
Rua Borges de Figueiredo 303, sala 14, Condomínio Atrio Giorno, Mooca
www.clinicamotricita.com.br E-mail: contato@clinicamotricita.com.br