Os hábitos incorretos na infância e adolescência podem favorecer a aquisição de deformidades posturais, como a escoliose, hipercifose torácica e hiperlordose lombar. Em contra partida, a detecção precoce e a correção de alterações posturais nesse período diminui a probabilidade de disfunções irreversíveis na coluna vertebral na fase adulta.
São considerados fatores de risco para problemas posturais: utilização de mochilas pesadas e transporte de modo assimétrico, utilização de mobílias inadequadas, permanência prolongada em frente à televisão, permanência na postura sentada por longos períodos, uso de computadores por longos períodos, especialmente portáteis, entre outros.
Para uma eficaz correção postural o tratamento não pode ter como foco principal o manejo da dor, pois os benefícios dificilmente se mantêm em longo prazo. É de suma importância que o paciente seja treinado nas suas principais atividades do dia-a-dia. A especialidade da Reeducação Postural e do Movimento da Clínica Motricità tem como base o conceito do controle postural e aprendizagem motora, o qual o paciente é reeducado e treinado nos principais movimentos. Além da melhora das lesões e alterações provocadas, o paciente também tem como ganho a prevenção de outras lesões e melhora do gasto energético.
Dra. Juliane Vieira
CREFITO – 3/175640-F