Desde o período intrauterino até os 5 meses de idade os bebês apresentam movimentos espontâneos, principalmente quando acordados.
Os bebês que apresentam alto risco para alterações neurológicas se movem de forma diferente dos bebês que apresentam desenvolvimento normal.
Características como a variabilidade e complexidade dos movimentos espontâneos são consideradas indicadores de certas deficiências neurológicas, podendo prever desfechos neurológicos adversos, como a Paralisia Cerebral.
A identificação de qualquer alteração neurológica de forma precoce é muito importante para que seja realizada uma intervenção oportuna e o mais cedo possível, a fim de minimizar futuras sequelas, mudando o desfecho neuropsicomotor da criança.
A avaliação precoce dos movimentos dos bebês está incluída nas “Diretrizes internacionais de prática clínica para o diagnóstico e intervenção precoce de lactentes com Paralisia Cerebral”, um guideline desenvolvido por um grupo de especialistas do mundo inteiro e que atualmente aguarda publicação.
DICA IMPORTANTE: Preste atenção como o seu bebê se mexe! Observe: movimentos rígidos, travados, repetitivos e muito lentos podem indicar alguma alteração.
Para mais informações sobre as diretrizes acesse o link: https://worldcpday.org/our-campaign/medical-therapeutic/early-detection-of-cerebral-palsy-international-clinical-guidelines/
Autora: Dra. Carolina Aizawa (CREFITO; 140396-F) – Fisioterapeuta da Clínica Motricità
Graduada em Fisioterapia (USP), Especialização em Fisioterapia Neurológica (UNIFESP), Mestre em Ciências da Reabilitação (USP)
Converse com um de nossos fisioterapeutas em caso de dúvidas e para maiores informações!
Tel: (11) 2695-4132 WhatsApp: (11) 97679-4420
Rua Borges de Figueiredo, 303, sala 14 Condomínio Atrio Giorno – Mooca
www.clinicamotricita.com.br
Email: contato@clinicamotricita.com.br