Há 56 anos foi lançada pela primeira vez no mercado a pílula anticoncepcional, porém ainda muitas mulheres desconhecem os riscos de seu uso indiscriminado.
Neste último mês de julho a pílula ficou em evidência após o caso de uma jovem diagnosticada com trombose cerebral associada ao uso deste medicamento.
Dados recentes indicam aumento no número de internações por trombose e embolia associadas ao uso de anticoncepcionais.
Você sabe por que o anticoncepcional aumenta o risco de doenças cardiovasculares?
Os contraceptivos hormonais são compostos por estrogênios e progestagênios. Esses hormônios agem com a finalidade de bloquear a ovulação, mas também induzem alterações na coagulação, como o aumento da viscosidade do sangue produzindo um “efeito pró-coagulante”.
Como resultado, há a maior susceptibilidade a formação de coágulos nas veias profundas, que podem se deslocar para os pulmões ou cérebro, causando uma trombose pulmonar ou um acidente vascular cerebral (AVC).
Por isso é sempre importante consultar seu médico para verificar qual o melhor contraceptivo, além de informá-lo de seus hábitos e históricos de saúde para evitar os riscos.
Fonte: Padovan e Freitas (2015)
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Tel: 2307-0939 WhatsApp: 97679-4420 E-mail: contato@clinicamotricita.com.br