Sarcopenia é a diminuição da massa muscular associada à redução de força muscular e de desempenho físico. É um importante problema de saúde que, frequentemente, acomete os idosos, expondo-os a um maior risco de quedas e suas consequências, dificultando a realização das atividades de vida diária e deixando-os dependentes. A fisioterapia pode ajudá-lo a reverter este quadro.
Ao envelhecer, nossa composição corporal sofre diversas modificações, como: redução do teor de água, aumento da gordura e diminuição da massa muscular. Quando a redução da massa muscular associa-se ao declínio de força muscular e piora do desempenho físico, chamamos de sarcopenia.
O desenvolvimento da sarcopenia ocorre em função da associação de alterações da inervação, diminuição hormonal, tabagismo, consumo de álcool, inatividade física e redução do consumo de proteínas e, pode ocorrer, inclusive, em idosos saudáveis.
Os idosos acometidos pela sarcopenia possuem um maior risco de quedas, fraturas, diminuição da mobilidade e maiores chances de tornar-se dependente. Além disso, a sarcopenia é a principal manifestação clínica da síndrome da fragilidade, que é uma condição em que o idoso encontra-se com a saúde mais vulnerável. Para saber mais sobre a síndrome da fragilidade, aguarde nosso próximo post.
A prevenção e o tratamento da sarcopenia é multiprofissional e consiste em reposição hormonal, nutrição adequada e orientada por nutricionista e fisioterapia elaborada e supervisionada por fisioterapeuta especializado em idosos. A fisioterapia neste caso, tem como objetivos o ganho e manutenção da força muscular, melhora no desempenho das atividades do dia a dia, melhora do equilíbrio e redução do risco de quedas e fraturas.
Na clínica Motricità, os pacientes idosos que apresentam sarcopenia, passam por uma criteriosa avaliação com fisioterapeuta especializada em gerontologia e, em seguida, iniciam um programa de tratamento baseado nos mais recentes estudos e com os mais modernos recursos disponíveis no mercado.
Dicas para prevenir a sarcopenia:
• Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas
• Tenha uma alimentação balanceada com adequada quantidade de proteínas
• Pratique atividade física supervisionada
• Faça acompanhamento médico, preferencialmente com geriatra e, realize exames periódicos