As atividades funcionais que executamos rotineiramente, como andar em uma rua com muitos obstáculos, desviando de carros e de pessoas que caminham na direção contrária ou buscar um objeto no armário se equilibrando e ao mesmo tempo prestando atenção para não deixar outros objetos caírem, podem ser extremamente desafiadoras para algumas pessoas.
O que estas atividades têm em comum? Elas não dependem apenas de força muscular e condicionamento físico, mas também da capacidade do indivíduo perceber rapidamente alterações no ambiente que podem ser potencialmente “perigosas” e agir a tempo de evitar um possível desequilíbrio. Esta capacidade envolve, portanto, a integração entre o sentir e o agir de forma efetiva.
Com o objetivo de incrementar esta integração entre sensação e ação, existe o treino sensório motor, que é um conjunto de exercícios baseado em situações do dia a dia treinadas em diferentes solos, obstáculos, variações no ambiente que tornam as sensações conflitantes e requerem respostas musculares rápidas. É importante que o fisioterapeuta esteja sempre o mais próximo para orientar, dar segurança e buscar entre as diversas possibilidades terapêuticas a que seja mais direcionada à dificuldade apresentada pelo paciente, promovendo assim uma terapia específica e individualizada.