A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de reabilitação aplicada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, utilizada para aumentar o uso do membro superior acometido em pacientes com hemiparesia por sequelas do Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Craniano, Paralisia Cerebral entre outras patologias do sistema nervoso central.
É uma técnica baseada em três pilares: treino repetitivo de tarefas específicas, restrição do membro superior menos acometido e aplicação de um conjunto de métodos comportamentais de reforço, com intuito de transferir os ganhos obtidos na clínica para o ambiente real do paciente.
A TCI é uma técnica baseada em evidências, com ampla utilização mundial na reabilitação do membro superior. O objetivo desta abordagem é aumentar a frequência do uso e da qualidade do movimento do membro acometido nas atividades da vida diária.
Para realizar o programa de TCI a pessoa deve apresentar certo grau de movimento no membro superior acometido antes do tratamento.
Pessoas com nenhum ou com pouco movimento no braço/mão não são candidatos a esta intervenção, assim como pacientes com dificuldades na linguagem e alterações cognitivas.
São aplicadas escalas de avaliação diárias e exercícios que promovem o melhor desempenho do membro acometido, paciente também recebe orientações e tarefas de casa que devem ser feitas diariamente durante todo o período da aplicação do protocolo.
Procure nossos profissionais para melhor esclarecimento e indicação da técnica!