Na fisioterapia, utilizamos terrenos e superfícies irregulares para desafiar o equilíbrio.
Saiba por que e como funciona!
Nossos pés possuem receptores cutâneos e articulares que têm a função de assegurar que as respostas posturais sejam adequadas para cada tipo de superfície, atuando ativamente no ajuste do equilíbrio.
Nosso sistema nervoso controla o equilíbrio usando diferentes informações sensoriais como a visual, a vestibular, o tato, a pressão, a sensação da posição de cada parte do nosso corpo (propriocepção) a percepção da linha vertical e até mesmo de receptores viscerais.
Assim, quanto mais estimulados esses receptores forem, maior será nossa capacidade de nos adequarmos e equilibrarmos frente aos novos desafios.
Além disso, há um benefício fisiológico importante, pois quando pisamos num terreno irregular com os pés descalços, há uma melhora da circulação local, mobilização de tecido conjuntivo e estimulação dos receptores mecânicos (mecanorreceptores), propiciando uma sensação de relaxamento após o estímulo.
Geralmente pessoas que apresentam déficit sensorial por algum distúrbio – como AVC, diabetes, radiculopatias, etc – apresentam alterações posturais e de equilíbrio importantes.
Portanto, a estimulação sensorial é fundamental para a melhora do equilíbrio! No entanto, toda a estimulação deve ser realizada com o acompanhamento de um fisioterapeuta devido ao alto risco de quedas durante o treinamento! Melhor ainda se este tipo de treinamento seja realizado em clínicas que têm sistema de segurança contra quedas.
Venha conhecer como fazemos a estimulação sensorial em superfícies irregulares!
Quer saber mais?
Tire suas dúvidas com os nossos fisioterapeutas!
Ligue para (11) 2695-4132.