Dicas para Cuidar do Ombro de Pessoas que Sofreram AVC!
Um dos mais frequentes problemas decorrentes de um AVC (derrame) é a dor no ombro. O AVC pode causar a fraqueza e hipotonia (redução do tônus) dos músculos que estabilizam a articulação do ombro. Com isso, é muito comum que o paciente sofra uma subluxação devido à instabilidade da articulação. A subluxação é caracterizada pelo deslizamento da cabeça do úmero para fora da superfície articular formada pela cavidade glenóide. Em termos mais simples, a articulação perde o seu encaixe e os músculos não conseguem segurar o peso do braço. A maior parte dos pacientes que apresentam a subluxação do ombro desenvolve dores muito fortes e que dificultam a reabilitação. Por isso, é fundamental que os pacientes e cuidadores saibam quais são os cuidados para evitar a dor no ombro após o AVC!
O Acidente Vascular Cerebral é causado pela obstrução ou pela ruptura de uma artéria que irriga o encéfalo. A alteração do fluxo sanguíneo cerebral causa a morte dos neurônios que dependiam da irrigação sanguínea da artéria que foi afetada. É muito frequente a morte de neurônios das áreas motoras do cérebro, chamada de “Córtex Motor Primário”. A lesão nesta região pode causar fraqueza muscular nos membros superiores, inferiores, na face e no tronco. A fraqueza muscular na região do ombro é acompanhada de hipotonia (redução do tônus muscular) e com isso a articulação se torna instável e propensa a se deslocar frente à pequenas forças de tração. Por isso, é muito importante que os pacientes que sofreram AVC e seus familiares e cuidadores aprendam a proteger a articulação do ombro afetado. Este artigo tem o objetivo de dar algumas dicas bem simples sobre como cuidar do ombro de pessoas que sofreram AVC.
Dicas para Cuidar do Ombro de Pessoas que Sofreram AVC!
1. Nunca puxe o paciente pelo braço afetado!
2. Não deite o paciente sobre o ombro acometido! O paciente pode e deve deitar sobre o lado afetado. O cuidador deve, cuidadosamente, posicionar o corpo do paciente sobre a escápula (osso conhecido como “asa”).
3. Quando o paciente estiver sentado, coloque travesseiros abaixo do braço. O braço deve estar sempre apoiado sobre os travesseiros para evitar que a ação da gravidade tracione o braço e aumente a subluxação.
Em breve daremos novas dicas sobre como cuidar dos pacientes que sofreram AVC! Tire suas dúvidas com os nossos Fisioterapeutas!
Ligue (11) 2695-4132
E-mail: contato@clinicamotricita.com.br