Você já viu pacientes que após o AVC “esquecem” de vestir o braço paralisado, não rodam a cabeça e parecem não te ouvir quando você está posicionado à sua esquerda, ou quando andam batem o lado esquerdo do corpo contra o batente de portas? Se a resposta for sim, provavelmente você presenciou um caso de negligência unilateral!
A negligência unilateral é uma condição complexa, associada à falha na percepção do ambiente e/ou do lado do corpo que foi comprometido. Esta alteração perceptual geralmente ocorre após lesões do hemisfério cerebral direito, portanto afeta principalmente pacientes com prejuízo motor/sensorial do lado esquerdo do corpo. Esta condição pode prejudicar o processo de reabilitação e a independência funcional dos indivíduos acometidos.
Existem dicas simples para que os familiares e amigos de pacientes com negligência unilateral possam auxilia-los a ter mais “consciência” do lado afetado, como:
1. Aproxime-se pelo lado negligenciado!
Em casa ou no hospital, sente-se ao lado do hemicorpo negligenciado, geralmente o lado esquerdo. Segure em sua mão e toque em seu braço esquerdo enquanto conversam; suavemente rode a cabeça do paciente para você enquanto conversam.
2. Coloque objetos de uso diário em locais estratégicos!
Coloque o telefone, controle remoto da TV, copo de água ou outros objetos posicionados próximos ao lado negligenciado do paciente, visando encorajá-lo a olhar e alcançar objetos deste lado.
3. Estimule a utilização dos membros negligenciados!
Mesmo que passivamente, guie a mão do paciente até o garfo na hora da alimentação, até a pasta de dentes durante a escovação, após o banho coloque a toalha sobre as suas duas mãos para estimulá-lo a usar ambas . Utilize “pistas” para orientá-lo como “vamos pegar o garfo agora” enquanto guia sua mão, associe o tato (“sinta como esta toalha é macia” enquanto desliza sua mão esquerda sobre ela), etc.
4. Reposicione o ambiente!
Posicione a cama do paciente de forma que ele tenha que rolar sobre o lado negligenciado para levantar-se.
Tire as suas dúvidas com os nossos fisioterapeutas!
Ligue (11) 2695-4132