Atualmente muitas pessoas têm buscado no exercício físico uma forma de melhorar sua qualidade de vida, optando, por exemplo, pela corrida de rua, uma modalidade esportiva frequentemente escolhida pela praticidade. Pessoas que nunca praticaram atividade física necessitam de um programa de condicionamento e fortalecimento que irá preparar o indivíduo para a corrida, porém não é o que acontece na prática. Pessoas despreparadas se expõem ao risco de sofrer lesões. Por exemplo, fraqueza muscular, instabilidade articular, alterações posturais e até mesmo problemas cardíacos não diagnosticados podem tornar a corrida potencialmente prejudicial.
Iniciar um treinamento de corrida sem um aconselhamento profissional pode causar lombalgia, dores nos joelhos, tornozelos e pés, além de lesões musculares, tendinosas ou até mesmo fraturas por estresse.
A fisioterapia esportiva atua tanto na prevenção quanto na recuperação dessas lesões, através da correção do padrão de movimento e da biomecânica alterada para minimizar os riscos de novas lesões.