A segunda queixa musculoesquelética mais comum é a dor no ombro, precedida apenas pela dor lombar. O ombro é articulação mais móvel do corpo humano, ele possibilita o alcance e a manipulação de objetos. Os músculos do ombro trabalham em conjunto para realizar movimentos altamente coordenados. Com a paralisia, desequilíbrio, ou fraqueza de qualquer um desses músculos o movimento do ombro pode ficar comprometido, podendo levar a dor, sensação de instabilidade e/ou insegurança.
A má postura influencia diretamente nos movimentos do ombro, pois prejudica o alinhamento articular favorecendo o impacto dos tendões de alguns músculos e estruturas do ombro. A repetição e o excesso da demanda desses movimentos nas atividades domésticas, ocupacionais e nos esportes podem levar a processos de tendinopatia, bursite, degeneração tendinosa, ruptura de tendão, entre outras.
Para um eficaz tratamento do ombro é de suma importância a correção da postura e dos principais movimentos que desencadeiam a dor, pois a analgesia apenas é incapaz de manter essa melhora a longo prazo. A reeducação dos movimentos possibilita ao paciente o aprendizado necessário para evitar a sobrecarga mecânica. A Reeducação Funcional tem como principal objetivo capacitar o paciente a se movimentar com qualidade e sem dor.
Ft. Juliane Vieira
CREFITO-3/175640-F
CONHEÇA O TRATAMENTO FISIOTERÁPICO DA CLÍNICA MOTRICITÀ!
Tel: (11) 2695-4132 WhatsApp: (11) 97679-4420
Rua Borges de Figueiredo 303, sala 14, Condomínio Atrio Giorno – Mooca
E-mail: contato@clinicamotricita.com.br