A demência é caracterizada, predominantemente, pelo declínio das funções cognitivas do indivíduo, como, por exemplo a capacidade de memorizar e resolver problemas do dia a dia. Porém, alterações motoras também ocorrem em função da atrofia de regiões cerebrais responsáveis pelo planejamento dos movimentos. Assim, o paciente com demência poderá apresentar: dificuldades para caminhar, diminuição do equilíbrio e diminuição da mobilidade em geral, gerando um maior risco de sofrer quedas e fraturas e, consequentemente dificultando os cuidados por parte dos familiares e/ou cuidadores. Nos casos de demência, a fisioterapia atua com objetivo de reduzir a incidência de quedas, manter a independência e a funcionalidade possíveis para o estágio em que o paciente se encontra.
Para isso, o fisioterapeuta especializado em atendimento a idosos pode realizar: – Exercícios específicos para melhora do equilíbrio e marcha; – Exercícios em dupla tarefa que, além de exigir movimentos, trabalham aspectos cognitivos como a memória, a atenção e o raciocínio que são aspectos importantes durante o ato de caminhar, por exemplo; – Prescrever dispositivos auxiliares de marcha (bengalas/andadores); – Orientar a família e/ou o cuidador quanto às adaptações da residência necessárias para a segurança do paciente; – Outras medidas que julgar importante de acordo com a necessidade do paciente. . O tratamento fisioterápico tem como principal objetivo estimular a capacidade funcional do paciente, proporcionar novas experiências motoras e sensoriais pela prática de exercícios terapêuticos direcionados às dificuldades analisadas através de uma avaliação individualizada, levando em consideração o ambiente, o histórico pessoal e a realidade do idoso e de sua família.
O plano de tratamento pode conter uma vasta gama de exercícios, que pode incluir o treino sensório-motor, que são exercícios que trabalham o equilíbrio, coordenação e a sensação do posicionamento do corpo no espaço visando à estabilidade postural e melhora no controle dos movimentos, o treino de marcha e de equilíbrio com suspensão parcial do peso para facilitar o controle do corpo contra a ação da gravidade, a facilitação neuromuscular proprioceptiva, o conceito Bobath entre outros.