➡️Pessoas com comprometimento cognitivo, por exemplo com diagnóstico de demência ou com sequelas de eventos neurológicos, possuem maior risco de apresentarem condições crônicas e dependência funcional.
➡️Nesses casos, a reabilitação está indicada como prevenção e tratamento das complicações associadas ao comprometimento cognitivo (preservação da autonomia, melhora da execução de atividades de vida diária e mobilidade).
➡️A reabilitação também pode ser feita no próprio domicílio, principalmente por ser um local onde existe a possibilidade de realizar um treinamento de atividade no contexto real da vida do paciente.
➡️A execução de exercícios resistidos, de desempenho funcional e equilíbrio orientados por um fisioterapeuta podem melhoram o desempenho físico e motor, com ganhos de força muscular, controle postural e segurança durante a marcha.
➡️Todas as intervenções precisam ser realizadas por profissionais capacitados e com formação apropriada para trabalhar com indivíduos com comprometimento cognitivo.
➡️Muitas orientações simples e acessíveis poderão ser feitas para garantir a permanência dos ganhos com a fisioterapia, porém devem ser apropriadas e individualizadas de acordo com cada pessoa.
📍Referências:
📍https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28813696
📍https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24924703
Ft Fernanda Pretti Crefito 3/136728-F
📲Entre em contato conosco! Temos profissionais especializados para avaliar e realizar um plano fisioterapêutico direcionado no seu domicílio!