Você sabia que doenças neurológicas como Acidente Vascular Cerebral, doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, lesão medular, entre outras, frequentemente causam problemas urinários?
Isso acontece porque diversas áreas do nosso sistema nervoso são responsáveis por controlar o armazenamento e a eliminação da urina no momento adequado, portanto quando uma ou mais áreas do cérebro, medula ou nervos periféricos estão com alguma alteração, problemas urinários podem surgir.
Os sintomas podem ser classificados como:
• Urgência para urinar: desejo forte e inadiável de urinar.
• Urge-Incontinência: além do desejo forte e inadiável de urinar, perde-se urina muitas vezes a caminho do banheiro.
• Noctúria: necessidade de levantar-se a noite pelo desejo de urinar.
• Aumento da frequência miccional: segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS), considera normal urinar de 4 a 8 vezes por dia (período em que se está acordado/a). Mais do que isso, considera-se aumento da frequência miccional.
Quando um paciente apresenta algum dos sintomas citados acima, chamamos de bexiga hiperativa neurogênica. Estes sintomas podem ser extremamente limitantes e prejudicar a qualidade de vida de quem os apresenta, muitas vezes causando constrangimento e fazendo com que a pessoa evite a convivência entre família e amigos, facilitando o isolamento e a depressão.
Um tratamento que apresenta ótimos resultados é através da fisioterapia pélvica. Com a fisioterapia pélvica, consegue-se reduzir a frequência miccional; eliminar/reduzir a noctúria, a incontinência além de controlar o desejo de urinar.
Caso você apresente um ou mais dos sintomas citados, procure um médico Urologista para avaliação e diagnóstico, e inicie o tratamento fisioterápico com fisioterapeuta especializado o quanto antes!
Tire suas dúvidas com nossos fisioterapeutas!
Clínica Motricità – Ciência em Movimento
Tel: (11) 2695-4132 WhatsApp: (11) 97679-4420
Rua Borges de Figueiredo 303, sala 14, condomínio Atrio Giorno, São Paulo