[bt_quote style=”big-quote” width=”0″ class=”bg-verde”]A acupuntura é o recurso terapêutico mais conhecido da Medicina Chinesa reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Através da inserção de agulhas e/ou outros tipos de estímulos (moxabustão, ventosas, massagens) em pontos específicos do corpo, faz-se o desbloqueio da energia Qi, fazendo com que ela circule livremente pelo corpo.[/bt_quote]
Por sua concepção chineza, diz que a doença é uma manifestação do desequilíbrio do QI, das forças Yin e Yang, que fluem constantemente através do corpo ao longo de canais chamados meridianos, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida, estimulando o próprio organismo a promover e equilibrar suas funções.
[bt_quote style=”border-left” width=”0″ class=”bg-verde-border”]Quais são as indicações da acupuntura?[/bt_quote]
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura, como doenças do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, ansiedade, distúrbios hormonais e menstruais, insônia, asma, sinusite, alergias, menopausa, entre outras.
[bt_quote style=”border-left” width=”0″ class=”bg-verde-border”]Quem pode fazer?[/bt_quote]
Em geral, não há contra-indicações para se realizar o tratamento de acupuntura.
[bt_quote style=”border-left” width=”0″ class=”bg-verde-border”]Pontos e tipos de aplicação[/bt_quote]
Os pontos e o tipo de tratamento são selecionados de acordo com o diagnóstico. Depois da limpeza da pele com álcool 70%, as agulhas são inseridas e retidas nos pontos de 15 a 30 minutos, aproximadamente. As sessões podem apresentar variações de pontos e técnicas, dependendo da evolução do tratamento.